Estamos faltando. Deseja remarcar?
Quem já utilizou o sistema público de saúde sabe da deficiência das Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) do Estado do Ceará. O que está acontecendo com a verba destinada as estas instituições? Onde estão os insumos? O quadro de agentes é o suficiente para atender estas unidades?
Ponto de partida. Resumo do projeto.
Pensando nesta problemática foi que a Coordenação de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Fundação Cearence de Apoio ao Desenvolvimento (FUNCAP) lançaram a proposta de projeto, tese da aluna/doutorando Maria Raquel Rodrigues Carvalho, para ser implementado junto a Secretária de Saúde do Estádo do Ceará (SESA-CE).
A ideia do projeto é desenvolver um produto que possa servir como ”braço de apoio” para SESA gerir os dados estatísticos quantitativos e qualitativos de cada UPA. Desta forma obtendo controle de forma assertiva dos dados de entrada e saída dos insumos enviados para estas intituições, gerenciando o quadro de agentes necessários para suportear a demanda destas unidades, supervisionando a administração dos coordenadores e garantindo assim, a qualidade no atendimento aos pacientes, sempre com intuito de melhorar a distribuição da verba investida no setor público de saúde, em prol do melhor retorno a sociedade que necessita da saúde básica oferecida pelo Estado.
Onde e o que está faltando? E onde está sobrando? Estas são as premissas bases a serem alcançadas com o projeto. E assim nasce o Sistema de Monitoramento das Unidades de Pronto Atendimento (SIMON UPA).
Proposta e planejamento.
O SIMON se utiliza de um importante instrumento na busca do planejamento e gerenciamento das atividades de monitoramento e avaliação das UPA's, para auxiliar no processo de tomada de decisão de gestores/gerentes de saúde.
Desta forma, o sistema tem como objetivo facilitar a comunicação entre as UPA's com gestores/gerentes da SESA. Sua proposta visa tornar digital o processo de monitoramento que anteriormente funcionava de forma manual.
O sistema foi desenvolvido para o acesso em três níveis (coordenador(a) da UPA, Coordenador(a) regional e gestor(a) estadual), assim o presente manual apresentará no primeiro momento as orientações gerais do sistema e posteriormente cada acesso específico a cada usuário.
WorkflowPré requisitos básicos.
Uma das especificidades estéticas no quesito leiaute do sistema seria a utilização de padronagem visual estabelecida pela instituição governamental de Fortaleza - CE. Cores e estilos são alguns pré requisitos básicos a serem implementados no escopo do projeto.
Como os usuários desta ferramenta já estão familiarizados com este formato de ambiente, resolvemos manter a convenção de leiaute no estilo painel de controle. Entendemos que não precisávamos “reinventar a roda” desde que seguíssemos alguns parâmetros e regras de usabilidade, chegaríamos no resultado almejado.
Layout GridÁtomos, moléculase organismo.
TypographyDefinimos uma família tipográfica padrão da web seguindo a premissa da alinharmos a comunicação do projeto com a identidade visual da instituição e não fugirmos da convenção estipulada. Precisávamos também de uma tipografia que contivesse um comportamento legível em diferentes dispositvos e de todas as características necessárias para padrão o ABNT (padrão nacional), garantido assim a excelência na leiturabilidade dos caracteres especiais encontrados no idioma local.
Roboto
headline 1
headline 2
headline 3
headline 4
headline 5
headline 6
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipiscing elit. Convallis quam at ut risus, ultrices nunc sed id purus. Volutpat vivamus mauris, nec tortor ultricies orci elementum pellentesque egestas. In eu a tellus viverra laoreet sit turpis. Gravida urna, gravida diam gravida sagittis quam. Ut nisl, fames orci enim convallis in. Magna turpis metus interdum ut elit gravida suspendisse viverra enim. Leo quam vestibulum elementum dignissim amet vestibulum, vulputate vitae.
Colors#FF0000
#F26419
#FFCE00
#5BB94B
#266BA0
#676767